Efeitos das drogas sobre o HOMEM
Um testemunho de vida e o efeito da drogadicção sobre o homem
Conheci muito cedo os efeitos nocivos do álcool (depressora do SNC) na família, e comecei entender o que erra dependência com o tabaco (estimulante do SNC), pois todos que via usar diziam que queriam parar, mas não conseguem.
Logo era eu que estava fumando escondido (8 anos) e bebendo em festinhas animadas por cuba livre. Minha dependência destas substâncias ficou escondias em mim por muito tempo, como um dragão em repouso, ate vir a começar o uso da maconha (perturbadora do SNC).
Com esta porta abeta e escancarada por mim veio o uso rotineiro do álcool (cerveja, uísque, caipirinha) e o vicio do cigarro e em algumas situações o laça perfume (depressora do SNC). Nesta altura já começava do desvio de conduta e de caráter, desregrei nos estudos, atraso e faltas no serviço, vida social promiscua, “tudo era permitido”.
Com o passar dos tempos, esta vida me levou a conhecer outro mundo, outra realidade, outra sanidade. Estava usando regularmente estas drogas e esta desenfreada loucura a qual me havia coloca logo me colocou uma outra, a cocaína (estimulante do SNC).
Praticamente tudo eu perdi, trabalho, família (esposa e filha), moral sanidade. Via-me num mundo pequeno que cabia no fundo de um copo, eu que por muito tentei evitar o alcoolismo, devido o sofrimento com um pai alcoólatra, me preso aos grilhões da drogadicção.
Atingi o fundo do poço e esse poço só tinha uma saída e era por cima. Hoje me encontro aqui me capacitando para poder ajudar a prevenir que jovem não precisem sofrer 22 anos para entende que o prazer efêmero das drogas só nos trás, sofrimento angustia, desilusão e em alguma vez ate a morte.
Nota: Parte de trabalho do Curso sobre Prevenção ao uso Abusivo de Drogas http://www.sead.ufsc.br/wp-conselheiros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário