Justiça empossa novos membros do Conselho sobre Drogas
O auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania foi palco da cerimônia que marcou a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), na manhã dessa quinta-feira (4). As 80 pessoas indicadas ocuparão o cargo durante um mandato de dois anos.
“Os municípios passam hoje por grandes dificuldades no enfrentamento ao abuso do álcool e outras drogas, principalmente o crack”, disse a secretária da Justiça, Eloisa Arruda. “O Coned tem também o papel de estimular a criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas para que juntos possam pensar em soluções para o problema".
Segundo o novo presidente do Coned, o médico psiquiatra João Maria Corrêa Filho, 117 municípios do Estado de São Paulo já possuem conselhos municipais de enfrentamento as drogas. “Hoje o problema atinge todas as classes sociais e gêneros, apesar de todas as medidas de combate ao problema”, disse. Desde os anos 80, quando o conselho foi criado, até hoje, houve uma escalada da presença das drogas em todo o Brasil.
Para o presidente, a aproximação com as comunidades terapêuticas e o incentivo a realização de pesquisas científicas na área das drogas deverão ser temas de destaque durante sua gestão.
O livro de posse foi assinado pelo novo presidente, por seu vice, Danilo Miyazaki, e pela secretária Eloisa Arruda, em um ato simbólico representando todos os conselheiros. Logo após a cerimônia, todos registraram sua assinatura de posse.
Criando em 1986, o Coned tem como objetivo contribuir para a elaboração da política estadual sobre drogas, estimular programas de prevenção, tratamento e de repressão ao tráfico. Cabe ao conselho, ainda, encaminhar a Secretaria da Justiça um documento anual com propostas de trabalhos para o enfrentamento das drogas, para posterior avaliação do governador do Estado
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário